Dicas de viagem para o Leste Europeu
A expressão “Leste Europeu” é muito abrangente e engloba cerca de 20 países entre a parte ocidental da Europa e a fronteira com a Ásia, dentre eles: Hungria, Rússia, Polônia, República Tcheca, Bulgária, Romênia, Ucrânia, Bielorrússia, Eslováquia, Macedônia, Moldávia, Albânia, Repúblicas Bálticas, Repúblicas dos Balcãs, Estônia, Letônia, Lituânia, parte da Turquia, parte da Alemanha e da Áustria.
O Leste Europeu é muito rico cultural e historicamente. Os países em geral têm seu passado vinculado à antiga União Soviética, e só puderam abrir suas portas ao resto do mundo a partir de 1990, devido à queda do regime comunista imposto pela URSS.
Confira abaixo algumas dicas de viagem e roteiro para aproveitar suas férias e enriquecer sua bagagem cultural:
Roteiro
Budapeste:
- Budapeste é a capital da Hungria e uma das mais belas cidades do Leste Europeu – dividida pelo rio Danúbio em duas partes: Buda e Peste.
- Não deixe de visitar o Parlamento e o Castelo Budapeste, que abriga o Palácio Real, o Museu de História e a Galeria Nacional.
Praga
- Capital da República Tcheca, Praga é repleta de locais históricos e beleza esplêndida.
- Não perca a oportunidade de visitar o Castelo de Praga, a Catedral de São Vito e o Palácio Real.
- Aproveite para caminhar sobre a Ponte Carlos e surpreender-se com a vista espetacular do Castle Hill.
- Na Galeria Nacional você encontra diversas pinturas e esculturas tchecas e eslovacas.
São Petersburgo:
- É a segunda maior cidade russa e que recebe mais turistas em todo o país.
- Não deixe de visitar o Hermitage, um dos maiores museus de arte do mundo, que conta com um acervo de mais de 3 milhões de peças.
- A Catedral do Sangue Derramado é parada obrigatória para todo turista, pois é o cartão postal da cidade e a construção mais conhecida.
Varsóvia:
- A capital da Polônia traz consigo um passado um tanto sombrio por ter sido devastada na Segunda Guerra Mundial, mas hoje é um belo centro turístico que atrai milhares de visitantes.
- Caminhe pelo Centro Velho, que foi magistralmente reconstruído tal como antes da guerra, hoje é considerado Patrimônio da Humanidade.
- Outros locais que foram recuperados também valem a visita, como: o Castelo Real e o Museu do Levante de Varsóvia.
Dicas
Aprenda algumas palavras da língua local, pois em cidades menores o inglês não é tão comum. Na Rússia, principalmente, o povo não aderiu à língua universal devido à Guerra Fria.
Cuidado com a máfia dos táxis. Isso vale para qualquer lugar, mas em alguns locais no Leste Europeu ainda há falta de fiscalização/regulamentação do governo em relação aos taxistas. Prefira utilizar o transporte público, pois é mais barato e mais seguro.
Evite viajar de trem. No Leste, infelizmente a malha ferroviária é muito antiga e lenta, e isso pode te levar a perder várias horas de viagem. Como alternativa, existem algumas companhias aéreas lowcost, e várias companhias de ônibus que cobrem muitos trechos na região.
Visto
Poucos países ainda exigem visto de brasileiros devido a alguns acordos feitos, mas é válido conferir antes, para não “dar com a cara na porta”.
E não perca seu papel da imigração, pois ele é exigido por policiais a todo o momento.
Dinheiro
Tenha sempre dinheiro em espécie da moeda local, afinal, você nunca sabe quando vai encontrar um caixa eletrônico por perto.
Pensando em conhecer o Leste Europeu? Venha até a MagicWay e confira nossas condições e pacotes de viagem!
Compartilhe: