Blog
Magic Way

As 7 Maravilhas do Mundo Moderno: você conhece?

14.maio.2019

As 7 Maravilhas do Mundo Moderno? Isso mesmo. Certamente você já ouviu falar das 7 Maravilhas do Mundo. Porém, é provável que não saiba que há duas listas. A do mundo antigo e a do mundo moderno. Essa, contudo, trata-se de uma atualização da famosa lista, divulgada em 2007.

O que aconteceu é que, em resumo, uma organização suíça chamada New Open World Corporation (NOWC), realizou um concurso informal para chegar as Sete Maravilhas do Mundo Moderno. A seleção foi feita através da campanha New 7 wonders, que contou com votos de pessoas de todas as partes do mundo pela internet e telefone. Dos 77 finalistas, um grupo de arquitetos liderados pelo ex diretor da Unesco, Federico Mayor, escolheram os 21 monumentos.

O grupo levou em conta critérios de beleza, valor histórico, complexidade, relevância cultural e significado arquitetônico. Então uma nova votação livre elencou as Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Elas foram apresentadas para o público em um evento em julho de 2007, em Lisboa (Portugal). Vale destacar que a votação foi uma das maiores da história contabilizando mais de 100 milhões de votos.

Bom, agora que você já sabe como surgiu essa lista atualizada, vamos conhecer e se encantar por cada um desses lugares magníficos:

1. A Muralha da China – China

Vamos começar pela enorme Muralha da China, também conhecida por Grande Muralha da China. E não é à toa. A construção tem mais de 21 mil quilômetros de comprimento. Sua imponência também é vista nos seus oito metros de altura e quatro de largura.

Trata-se de uma série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais. Mas, ela não é uniforma, em sua composição há torres de vigilância, fortes e portais. Além de ser símbolo da China, é um dos pontos mais visitados do oriente e Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco.

7 Maravilhas do Mundo Moderno

2. Coliseu de Roma – Itália

Cada novo monumento é um suspiro. O que falar do Coliseu, localizado na capital da Itália? É considerado Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco. E também um dos maiores símbolos do Império Romano. Foi palco de lutas de gladiadores, espetáculos e diversas formas de entretenimento.

O curioso é que ele revela como os romanos eram hábeis em diversas técnicas arquitetônicas, engenharia e construção. É, portanto, um dos maiores exemplos da arquitetura romana antiga.

Embora esteja em ruínas, tem sua majestade. Localizado no centro da capital italiana, é considerado o principal sítio arqueológico da cidade e recebe milhões de visitantes todos os anos. Se você também curte viver em palcos históricos, não pode deixar de conhecê-lo.

7 Maravilhas do Mundo Moderno

3. Cristo Redentor – Brasil

Claro que nosso Brasil não poderia ficar de fora. Afinal, temos – e muitas – belezas por aqui. Na lista das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor conquistou seu posto. No alto do morro do corcovado, a estátua estilo art déco que retrata Jesus Cristo, chama atenção. De fato, o Cristo está a 709 metro acima do nível do mar de braços abertos para os cariocas e turistas.

Para chegar no monumento, há um agradável passeio de trem que, durante vinte minutos, atravessa a Mata Atlântica até chegar ao topo do Corcovado. Além disso, há elevadores panorâmicos e escadas rolantes que facilitam o acesso e, é claro, tornam o visual do Rio de Janeiro ainda mais estonteante. Patrimônio da Humanidade da Unesco.

7 Maravilhas do Mundo Moderno

4. Machu Picchu – Peru

A “cidade perdida dos Incas”, como também é conhecido Machu Picchu é também, assim como os anteriores, considerado patrimônio pela Unesco. Este, entretanto, Patrimônio Mundial. Além disso, Machu Picchu é simplesmente a atração número um do Peru – ou talvez da América Andina.

O fato é que sua complexa e misteriosa arquitetura é cheia de incógnitas a respeito de sua criação e serventia. A 2,4 mil metros de altitude, Machu Picchu está situada no alto de uma montanha, cercada por outras montanhas e circundada pelo rio Urubamba, que lhe proporciona uma atmosfera única e enigmática.

7 Maravilhas do Mundo Moderno

5. Petra – Jordânia

Continuando a seleção de suspiros, chegamos a Petra, a cidade histórica e arqueológica localizada no sul da Jordânia. Essa surpreendente cidade que, vamos combinar, mais parece um cenário de filme, é famosa justamente por sua arquitetura esculpida em rocha, além de seu sistema de canalização de água.

Petra também é conhecida como Cidade Rosa, devido ao tom das pedras. E, como você já deve estar imaginando, ela certamente é está na lista de patrimônios da Unesco. É Patrimônio Mundial desde 1985. Outra curiosidade é que foi classificada por uma revista americana como um dos “28 lugares para ver antes de morrer”. Só sei que eu quero ir já, e você?

7 Maravilhas do Mundo Moderno

6. Chichén Itzá – México

Chichén Itzá é um dos sítios arqueológicos mais visitados no México; cerca de 1,4 milhões de turistas visitam as ruínas a cada ano. Patrimônio Cultural da Humanidade, declarado pela Unesco desde 1988.

O local serviu como centro político e econômico. Aliás, os maias deixaram um legado de cultura e arquitetura riquíssimos. A Chichén Itzá é formada pela pirâmide de Kukulkan (foto), o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros.

7 Maravilhas do Mundo Moderno

7. Taj Mahal – Índia

O último monumento também é classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Para muitos turistas, o Taj Mahal é um dos principais motivos para visitar o país.

O majestoso monumento em mármore branco, foi feito a mando do imperador Shah Jahan em memória a sua esposa favorita. Arymand Banu Begam, a quem o imperador chamava de Mumtaz Mahal (a joia do palácio), morreu após dar à luz a seu 14º filho. O Taj Mahal foi construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna. Portanto, o luxuoso mausoléu é também conhecido como a maior prova de amor do mundo.

Nele há inscrições retiradas do Corão. Além disso, é coberto por pedras preciosas como jade, ametista, turquesa, lápis-lazúli, cristal e ouro. Além disso, sua cúpula é costurada com fios de ouro.

7 Maravilhas do Mundo Moderno

E aí, agora que você conheceu as 7 Maravilhas do Mundo Moderno, qual desses monumentos incríveis você quer conhecer? Conta aqui nos comentários e fale conosco para programar sua viagem fantástica!! Se preferir, nos chama no whats. 😉



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: